Estudo de Textos


                          Estudo de Textos

 

 

Você sabia que para fazer um bom estudo de texto devemos seguir normas, procedimentos e utilizar técnicas de estudo?

 

Vejamos:

 
O estudo de texto implica na aplicação do querer aprender, obter conhecimentos, preparar-se para anotar informações para a realização de trabalhos acadêmicos na universidade. O processo de estudo, para não ser árduo e desconexo, deve ser feito dentro de uma metodologia.


É necessário saber que todo texto escrito se insere num dialogo maior. Conforme Severino (1999, p.49) o texto-linguagem significa o meio intermediário pelas quais duas consciências se comunicam. Ele é o código que cifra a mensagem. Ao escrever um texto, o autor codifica sua mensagem e o leitor, ao ler um texto, decodifica a mensagem do autor, para então pensá-lo, assimilá-lo e personalizá-lo, compreendendo-a. Assim se completa a comunicação.

 
No estudo de um texto você deve, inicialmente, selecionar o que ler a partir dos elementos: título da obra data de publicação, editora, índice ou sumário, bibliografia, introdução ou prefácio.

 
Logo após, deve-se delimitar a unidade de leitura, ou seja, definir o que será lido. A unidade de leitura pode ser uma obra, um capítulo ou qualquer outra subdivisão que apresente um sentido.

 
Estabelecida à unidade de leitura, você deverá ler várias vezes o texto, o suficiente para a sua compreensão. Essas leituras podem ser feitas através de três etapas de análise de texto:

 
a) Análise Textual: primeira etapa de estudo do texto. Corresponde a uma leitura “por alto,” global, devendo fazer um levantamento sobre: a vida, a obra e o pensamento do autor; doutrina e método utilizado, fatos históricos e autores comentados no texto; vocabulário, termos e conceitos utilizados. Faça as anotações necessárias.

 
b) Análise Temática: corresponde a uma segunda etapa; busca-se a compreensão do texto; procura ouvir o autor, apreender, sem intervir nele. É o momento em que deverá responder: de que fala o texto? Como está problematizado? Qual a ideia central? Como estão expostas as argumentações? Como estão expostas as demonstrações? Qual a sua conclusão? Verifica-se a linha de raciocínio do autor. Faça as anotações necessárias. Nesta etapa pode-se elaborar o resumo indicativo ou informativo.

 
c)Análise Interpretativa: terceira etapa de estudo. Deve ler o texto criticamente com vista á interpretação. Procura-se julgar o texto, analisando originalidade, coerência dos conteúdos e lógica de raciocínio.

 
Verifica se o autor conseguiu atingir seus objetivos, se foi eficaz nos argumentos e demonstração em defesa da tese proposta. Faça as anotações necessárias. Nesta etapa pode-se elaborar diversos tipos de resumo como: indicativo, informativo, critico e resenha.

 
Para o melhor aproveitamento no processo de analise do texto, é necessário o uso de algumas técnicas já consagradas por especialistas, tais como: sublinhar, esquematizar, e resumir. (Leia mais em Técnicas de sublinhar)

Um comentário: