Técnicas de Resumo


O que é um resumo?

Podemos definir o resumo como a apresentação concisa e seletiva do texto estudado, apresentando as principais ideias do autor.

Qual a sua finalidade?

Difusão das informações contidas em livros, monografias, artigos, relatórios, entre outros.

Para que resumir?

Para compreender melhor o texto. O resumo facilita a análise, fixação, integração e interpretação daquilo que está sendo estudado, além de uma melhor preparação para a pesquisa e a avaliação. Podemos acrescentar, ainda, a possibilidade de melhoria na escrita, reorganização dos seus conhecimentos e seleção das partes mais importantes de um texto.
Quais as regras para elaboração de resumo?
Para que você elabore um resumo é necessário:
*Fazer a análise temática;
*Sublinhar o texto;
*Elaborar o esquema;
*Redigir o resumo com as principais ideias do autor;
*Confrontar o resumo com o original para ver se nenhuma ideia ficou esquecida.

Vejamos alguns deles:

a) Resumo indicativo ou descritivo: descrevem-se as principais partes do texto; utiliza frases curtas, sendo necessário voltar à leitura do texto original, já que é uma pequena apresentação condensada do texto, com suas principais ideias; pouco utilizado nas universidades, mas bastante utilizado pelas editoras.

b)Resumo informativo ou analítico: quando apresenta as ideias principais  do texto; finalidade, problema, metodologia, argumentos, demonstrações, resultados e conclusões; é um resumo mais amplo do que o indicativo e que atende suficientemente ao leitor, não precisando voltar ao texto original para o entendimento do assunto.

c) Resumo crítico: deve apresentar as mesmas informações do resumo informativo, todavia, permite opiniões e comentários do autor do resumo. Assim sendo, é necessário à interpretação e a crítica sobre o texto estudado. Estrutura: referência bibliográfica e conteúdo do resumo.

d) Resenha: segue as mesmas informações do resumo critico, entretanto, deve ser colocada na introdução do resumo a biografia do autor (formação profissional, pressupostos filosófico, livros publicados etc.). A resenha é um resumo critico mais amplo podendo, na elaboração dos comentários, utilizar-se de opiniões de diversas autoridades cientificas em relação à obra do autor estudado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário